Em ação conjunta entre a Prefeitura Municipal de Mandaguari e o Instituto Água e Terra do Paraná, e sob coordenação do Rotary Club de Mandaguari-Família planeja-se uma intervenção paisagística em um espaço público central, utilizando-se espécies nativas da Mata Atlântica regional. A área escolhida para essa intervenção é o antigo pátio ferroviário do município de Mandaguari (Paraná). No centro da cidade, este espaço recebeu nos últimos anos intervenções pontuais pela gestão pública municipal com a instalação de quadras poliesportivas, playgrounds e academia da terceira idade. Contudo, grande parte dessa área continua ociosa e em estado ambiental de degradação, o que impede uma ampla utilização pela população local como um espaço livre público de qualidade.
O objetivo da intervenção é o plantio sistemático da vegetação nativa nessa área, aproveitando os equipamentos comunitários já existentes, e requalificando este espaço como um parque no centro da cidade. Para tanto, o projeto paisagístico desenvolvido procura em sua composição e espaçamento respeitar a dinâmica original da Mata Atlântica regional, o proporciona um crescimento mais rápido, menor índice de perdas, baixo consumo de água e menos manutenção.
O plantio das árvores acontecerá através de mutirões voluntários aos finais de semana, com a participação de pessoas de diferentes idades e grupos sociais, organizado pelos membros do Rotary Club de Mandaguari-Família. O engajamento da população nesse tipo de intervenção em área pública torna as pessoas mais conscientes da sua participação na construção e manutenção das cidades e da natureza. Com forte participação da população local, formaremos futuro cidadãos que sejam capazes de participar criticamente em suas comunidades, valorizar o planejamento e propor transformações.
Rotary Club de Mandaguari-Família
Rafael Rossetto Ribeiro